<<<
>>>
Projetos

Projeto Salas de Aula 2014



Projeto Período Integral surgiu em decorrência da necessidade da família em garantir sua subsistência e não ter nenhum projeto social no município que atenda essa demanda que são alunos com deficiência intelectual e múltipla a partir de 14 anos e 11 meses no contra turno da escola. Mediante Entrevista Domiciliar e verificação que os pais necessitam trabalhar para garantir o sustento de seus filhos com dignidade e como prevê a nossa Constituição Federal, desde janeiro de 2010 essa entidade atende no período integral 15 (quinze) alunos, onde são disponibilizados: transporte, treinamentos que proporcione profissionalização no Projeto Padaria Artesanal, no Projeto Estufa, na Cozinha, no Projeto de Atividades da Vida Diária, onde são preparados para a vida, recebem alimentação (café da manhã, almoço e lanche), tem o atendimento ambulatorial e educacional e social por equipe multidisciplinar.

Projeto padaria artesanal: reestruturando oportunidades -atende 15 (quinze) alunos com idade de 15 (quinze) a 35 (trinta cinco) anos e 11 (onze) meses de idade. O projeto funciona de segunda a sexta-feira das 07h30minh as 17h00minh, onde são divididas em duas turmas no período da manhã e no período da tarde. Estes alunos recebem capacitação da Instrutora da Padaria e produzem pães artesanais, bolos, salgados, doces que são consumidos na Entidade e vendidos para a comunidade de Artur Nogueira.

Projeto Papel Reciclado - vem de encontro com a da demanda e da necessidade de capacitação profissional, desenvolvimento de habilidades artísticas bem como geração de renda para os alunos acima de 14 (catorze) anos com deficiência mental e/ou múltipla ou transtorno global do desenvolvimento associado à Deficiência Intelectual. No ano de 2012/2013 direcionou-nos para ampliação desse projeto, aperfeiçoamento, coordenação, equipamentos básicos necessários para qualificar a produção já existente e preparação para futura inserção no mercado de trabalho pela equipe multiprofissional.

Projeto Acima dos Trinta - Está em fase de implantação pela necessidade de atender os assistidos com idade acima de trinta anos excluídos do convênio com SEE no ano de 2012 e inclusão das PPD na SEDS conforme resolução SEDS – 6 DE 15-03-2012. Atualmente são vinte seis alunos nessa faixa, que necessitam de uma equipe da Assistência Social. Nesse projeto os assistidos continuarão tendo a capacitação profissional para futura inserção ao mercado de trabalho e os que não tiverem condições para essa inclusão, como é o caso da grande maioria, participarão diariamente da oficina e orientação social, psicológica, continuidade no EJA, e futuramente assim que os recursos financeiros forem adquiridos para a plenitude e concretização desse projeto, uma das metas é estabelecer como no projeto papel reciclado a bolsa-oficina aos alunos participantes como forma de incentivo e geração de renda.
A equipe da Assistência da intervenção diária com esses vinte seis usuários e suas famílias terão também que efetivar o acompanhamento e intervenção junto aos usuários e empresas inseridos no mercado de trabalho, a fim de se estabelecer um vinculo maior entre a instituição versus assistido versus empresa, e propor intervenções, acompanhamento e avaliação de cada caso.

Essa instituição pretende até 2014 melhorar a acessibilidade do prédio como: corrimãos nos corredores, construção de mais três salas de aula/oficinas, término do centro reabilitação aquática, construção de refeitório e implantação do Sistema de execução e proteção contra incêndio em toda entidade. Outra meta a ser alcançada será implantar com qualidade o Ensino Profissionalizante com inserção no mercado de trabalho, principalmente para alunos acima de 30 (trinta) anos que tenham condições para sua inclusão. E, para aqueles que não possuir condições de serem inseridos no mercado de trabalho, que as oficinas produzam e garantam ao aluno participante uma Bolsa-Oficina, com vista na geração de renda para esse aluno, na valorização da atividade desenvolvida, na avaliação realizada pela equipe mediante as questões de higiene, assiduidade, comprometimento, etc.

Desde o ano de 2010 a Entidade proporciona no dia de cada mês a comemoração dos aniversários, onde todos os usuários participam e comemoram o seu aniversário com bolo, refrigerantes, almoço ou lanche especial, bexigas, painel cercado de muita alegria e música, pois muitos devido à situação de vulnerabilidade social comemoram somente na instituição o seu aniversário. Em todas as festas comemorativas como: Festa Junina, Final de Ano é concedido um vale no valor de R$ 13,00 (treze reais) para cada aluno para possa se alimentar e participar da festa a contento.
Com previsão para inicio em outubro de 2013, o inicio do projeto Minha Casa com a finalidade de preparar nossos alunos para as atividades cotidianas, como arrumar o quarto, lavar uma louça, limpar uma casa, etc., pois, verificamos que a maioria de nossos alunos não chegará a uma universidade, porém, poderão auxiliar em casa nas atividades diárias, que poderão atravessar uma rua, ir a uma padaria, por exemplo, ser inserido no mercado de trabalho e principalmente, conviver e participar na sociedade.


PROJETO EMPRESA SOLIDÁRIA: UMA QUESTÃO DE RESPONSABILIDADE SOCIAL.

O projeto Empresa Solidária vem de encontro com a norma ABNT NBR ISO 26000 que dita a Responsabilidade Social que tem sido tema recorrente no mundo dos negócios. Há uma crescente preocupação por parte das empresas brasileiras em compreender seu conceito e dimensões e incorporá-las à sua realidade.


O conceito de responsabilidade social empresarial traz, ainda, a questão da relação da empresa com seus diversos públicos de interesse, conforme expresso na definição do Instituto Ethos: "Responsabilidade social empresarial é a forma de gestão que se define pela relação ética e transparente da empresa com todos os públicos com os quais ela se relaciona e pelo estabelecimento de metas empresariais compatíveis com o desenvolvimento sustentável da sociedade, preservando recursos ambientais e culturais para as gerações futuras, respeitando a diversidade e promovendo a redução das desigualdades sociais". Dito de outra maneira espera-se cada vez mais que as organizações sejam capazes de reconhecer seus impactos ambientais, econômicos e sociais e, a partir desse pano de fundo, construam relacionamentos de valor com os seus diferentes públicos de interesse, os chamados stakeholders– público interno, fornecedores, clientes, acionistas, comunidade, governo, sociedade e meio ambiente, entre outros.


Atualmente, responsabilidade social não é somente mais um diferencial para as empresas, ela passou a ser uma necessidade, um valor próprio para a organização.


No atual ambiente de trabalho - cada vez mais competitivo - as ações de responsabilidade social podem representar fortes vantagens competitivas para as empresas.


O projeto Empresa Solidária da APAE de Artur Nogueira vem apresentar a necessidade da Entidade em contar com o apoio das empresas da cidade e região para sua sustentação, propondo assim uma parceria.


As empresas que investirem na marca "Empresa Solidária" passam a ser reconhecidas como parceiras da APAE de Artur Nogueira e nós passamos a fazer parte do hall de suas ações sociais.


Muito mais do que uma marca, este projeto representa um elo de amizade, solidariedade e preocupação com o bem estar de todos os 170 (cento e setenta) alunos atendidos pela APAE de Artur Nogueira.


AS VANTAGENS DE SER UMA EMPRESA SOLIDÁRIA
  • Ser uma empresa solidária passa a ser um diferencial para a imagem de sua empresa. Ela passa a ser admirada pelos consumidores atuais e potenciais e pela comunidade;
  • Maior motivação dos funcionários, que percebem que trabalham em uma empresa que se preocupa realmente com o bem estar social. Consequentemente, essas empresas são capazes de atrair melhores funcionários;
  • O reconhecimento por ser uma empresa comprometida com a Responsabilidade Social;
  • Sua empresa será sinônimo de referência pelas iniciativas.

Projeto Nota fiscal Paulista: É um incentivo do Estado de São Paulo na qual é repassada a entidade o valor de sorteios semestrais pelos cupons fiscais digitados. Atualmente a APAE conta com o apoio do comércio local, pois deixa suas caixas "Papa Cupom" nos caixas para que sejam depositados os respectivos cupons fiscais. Na entidade os cupons são separados e digitados pelos funcionários e alunos em treinamento.Colabore com a APAE E DEPOSITE SEU CUPOM FISCAL NOS NOSSOS PAPA CUPONS. Todo recurso adquirido através desse projeto é destinado aos projetos desenvolvidos na APAE.